✍️ Customer Centric 🎯
Miguel Matos| Communication & Research Manager


Durante o último ano e meio a equipa de comunicação focou-se em criar um processo de comunicação funcional e o mais eficiente possível.
Por outras palavras: arrumar a casa, estabelecer dinâmicas entre equipas, perceber com o nosso know-how o que podemos desenvolver dentro de casa, que skills podemos adquirir, estudar e aperfeiçoar a nossa função e como podemos gerar valor para o negócio.

Após um ano e meio, chegou a altura de colocar tudo em cima da mesa e fazermos uma introspeção.
Sentámo-nos em equipa e fizemos a seguinte pergunta:

O que é um cliente?

Entre todos, concordámos que um cliente é quem tem uma necessidade que nós estamos em posição de suprir.

 
 

Depois, analisámos o processo de comunicação actual e concluímos que, neste momento, este está focado no negócio e nas necessidades individuais de cada empresa.
Esta reflexão levou-nos a concluir que temos de alterar o processo, passando a colocar o cliente no centro da nossa tomada de decisão.

Isto significa termos a capacidade de identificar as necessidades do cliente, e apresentarmo-nos como a solução. Ou seja, passarmos a trabalhar numa estratégia Customer Centric.
No passado optou-se por uma estratégia de comunicação que destacasse individualmente cada empresa - cada insígnia do Grupo deveria viver por si só, tornar-se referência no seu campo de atuação.

Esta estratégia revelou não ser sustentável a longo prazo, porque cria discursos de comunicação diferentes e que se podem tornar confusos, e traz consigo fragilidades e constrangimentos na operacionalização do negócio.
Assim, a empresa opta agora por passar a apresentar-se como Grupo.
E tal como a estrutura operacional da WinnerGroup se adaptou, também a estratégia de comunicação terá de mudar, para conseguir responder aos desafios do futuro.

O que implica para a comunicação?

👉 Alinhamento do discurso comercial e de comunicação;
👉 Clareza de discurso;
👉 Eficiencia na apresentação dos intervenientes;
👉 Facilidade na pesquisa digital;
👉 Aumento do valor competitivo da empresa.

Com estas alterações conseguimos:

Alinhamento do discurso comercial e de comunicação; ✅
Clareza de discurso; ✅
Eficiencia na apresentação dos intervenientes; ✅
Facilidade na pesquisa digital; ✅
Aumento do valor competitivo da empresa.✅


Depois, analisámos o processo de comunicação actual e concluímos que, neste momento, este está focado no negócio e nas necessidades individuais de cada empresa.
Esta reflexão levou nos a concluir que temos de alterar o processo, passando a colocar o cliente no centro da nossa tomada de decisão.
Isto significa termos a capacidade de identificar as necessidades do cliente, e apresentarmo-nos como a solução.

Ou seja, passarmos a trabalhar numa estratégia Customer Centric.