Faz este ano 14 anos que iniciei as minhas funções nos RH, e noto que os desafios são cada vez maiores, por isso considero necessário questionar a minha atuação na área e como posso em conjunto com a minha equipa contribuir na sua mudança e melhoria.
Por vezes, ainda tenho dificuldade em entender porque os Recursos Humanos são sempre vistos como responsáveis de todas as ações que não funcionam, seja aos olhos dos colaboradores seja do negócio.
Na minha opinião é uma área que deveria ser vista como um parceiro.
Mesmo sem entender, contínuo a trabalhar para aquilo que acredito, umas vezes com maior eficácia e sucesso, e outras nem tanto 😊.
Continuo por isso a questionar o papel dos RH dentro da Winnergroup e de que forma podemos contribuir para a mudança em que acredito.
Os anos trazem experiência e conhecimento, maior clareza ao nosso propósito e ao que dá significado ao nossa dia - a - dia de trabalho em RH: Agregar Talento, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Reter Talento e Maximizar!
Naturalmente surgem dúvidas como:
O que falta para trazer as pessoas para o centro e começarmos, de uma vez por todas a fazer com elas e para elas?
O que falta para os RH atuarem como parceiros realmente das pessoas e do negócio?
Quem sabe o que é melhor para cada pessoa se não ela mesma?
Qual a prioridade de atuação?
Poderia aqui colocar mais questões, contudo o objetivo é reformular os pensamentos do início do texto para substituir por pensamentos como:
O nosso papel passa por incentivar e apoiar os colaboradores para que assumam o controlo das suas carreiras, do seu desenvolvimento pessoal e técnico, apoiar e incentivar as lideranças, para que cada vez mais se sintam seguras de atuar com as suas equipas e ajudar a espalhar uma cultura de equipa de alto desempenho, através da colaboração, proximidade, envolvimento e delegação.
Este trabalho só será possível na mudança de Mindset e Atitudes, por isso é fundamental, contagiar de forma positiva todos aqueles que nos rodeiam, porque quando trabalhamos por Vocação vale a pena aceitar o desafio!
Assim, no Ano de 2023, ambicionamos contribuir para o desenvolvimento das habilidades necessárias para lidar com toda equipa e alcançar resultados de qualidade.
A nossa proposta passará por ações internas de maior qualidade nos processos de contratação, retenção e desenvolvimento de talento, formação e desenvolvimento de líderes e colaboradores, melhorar o plano de carreira, benefícios e direitos, gestão de produtividade e qualidade dos processos.
Apoiando na motivação e compromisso da equipa, na gestão de processos de mudança e crescimento e reconhecimento da empresa.
Porque juntos somos mais fortes!
Desejo a todos um Ano 2023, recheado de sucesso e concretizações e obrigada por fazerem parte na vida da Winnergroup 😊.